sábado, 21 de janeiro de 2017

Depressão x espiritualidade (Parte 2)



Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 
Mateus 11:29,30

Depressão, quem nunca teve um dia terá. Dizem ser a doença do século atual. Vivemos numa sociedade competitiva, cruel, cheia de padrões, muitas vezes contraditórios.
Eu já tive alguns episódios depressivos. Quando Aírton Senna morreu entrei em parafuso. O cara tinha a minha idade, estava numa fase maravilhosa e superprodutiva. Custei um pouco a sair daquela situação. Recorri a medicamentos e terapia. Peguei aqueles sintomas e sentimentos e deixei-os de lado, não me dei oportunidade de vivenciá-los, de esgotar minhas mazelas.
Mais tarde tive outro episódio, aos 40, claro, não deixei aqueles virem a tona, quando menos os percebi voltaram. E voltaram com força total, com risco de vida. Ah, mas terapeuta não pode! Pode sim, terapeuta também sofre e muito. 

Mas quando situações como estas batem a nossa porta, as vezes elas estão nos tentando despertar para algo que sai do corpo e da mente. Elas estão saindo pelos poros espirituais.  A espiritualidade pode vir com amor ou com dor. No meu caso veio com dor. Os conflitos existenciais estouraram, afinal 40 anos é um divisor de vida. Já fiz algumas coisas e ainda terei tempo para outras. 

Reaprender um jeito novo de viver não é para os fracos. É preciso muita coragem. O mundo te exige, te cobra, mas não te dá absolutamente nada a não ser a culpa. A busca da espiritualidade, muitas vezes vem acompanhada da religiosidade. A religião permitiu-me organizar meus pensamentos e comportamentos. Isto não significa que nunca mais vou ter episódios de tristeza, desânimo, isolamento... Só vai depender do meu envolvimento com minha crença.

Viver em pecado é viver uma vida em desordem, de automutilação, um sofrimento sem perspectiva de uma vida equilibrada. Então eu conheci A PAZ. A paz chama-se JESUS. Custei a entregar meu coração para ELE. Eu sabia que um dia isto ia acontecer. Eu não fazia ideia da maravilha que é viver sob sua luz. Eu só conhecia o mundo cheio de erros.

Eu não sei o que passa por tua vida, nem o que você faz, mas de uma coisa eu tenho certeza: Jesus fará maravilhas na tua vida. Seguir suas orientações só vão te libertar de uma vida sem abundância.  Não é fácil viver sob as ordens do Pai, mas Ele disse que não ia ser fácil. Há um plano, um propósito dEle na nossa vida. Tudo bem, pode até que não tenha nada, mas o fato de viver em paz, uma vida equilibrada, já estou no lucro.

Pai de amor e de bondade eu te louvo e te agradeço por teres enviado Teu filho Jesus que venceu o pecado e a morte para minha salvação. Agradeço por teres enviado o Espírito Santo que me fortalece, me guia e me leva para a plenitude da Vida.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 
João 14:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário