segunda-feira, 20 de maio de 2013

PILATES E TERAPIA OCUPACIONAL - EXCELENTE COMBINAÇÃO

Existe um certo desconhecimento por parte de alguns profissionais da área da saúde, sobre o desempenho do Terapeuta Ocupacional com o Método Pilates.

Sabemos que o curso de Terapia Ocupacional contempla disciplinas como anatomia, fisiologia, cinesiologia e recursos terapêuticos que podem muito bem embasar os conhecimentos para utilizar-se desta técnica, a fim de reabilitar seus clientes.

Compete ao Terapeuta Ocupacional, para o exercício do método Pilates, prescrever, induzir o tratamento e avaliar o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos, adaptar equipamentos para o uso dos aparelhos, devendo observar:

a) Que o método Pilates está dentro das abordagens corporais que podem ser utilizados pelo terapeuta ocupacional como um recurso terapêutico, que promove a educação e reeducação do movimento corporal, composto por exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação dos componentes percepto cognitivos, psicossociais e psicomotores, que visam a melhora da funcionalidade dos clientes/pacientes.

Habilidades de desempenho sensorial, perceptual, motora, práxica, emocional, cognitiva, de comunicação e social devem ser consideradas. As habilidades de desempenho demandadas por uma atividade serão correlacionadas com as demandas de outros aspectos da atividade 

b) O objetivo da utilização do método Pilates, é a estabilização postural, melhoria da força muscular para desempenho das atividades de vida diária, mobilidade articular, equilíbrio corporal entre outras com vistas à melhora da condição de saúde e qualidade de vida de seus clientes/pacientes.

c) A avaliação dos componentes de desempenho (desempenho sensorial, perceptual, motora, práxica, emocional, cognitiva, de comunicação e social) , podendo ser complementada com outras avaliações, tais como as de desempenho ocupacional dos seus clientes/pacientes ocorrerá para eleger o melhor recurso do método Pilates e propedêutica apropriada, tais como: tempo, sequência, intensidade e freqüência do tratamento individualizado ou em grupo, de forma que garanta a qualidade da assistência terapêutico ocupacional.

d) A avaliação, prescrição e a evolução da intervenção terapêutica ocupacional devem constar em prontuário, cuja responsabilidade deverá ser assumida pelo Terapeuta Ocupacional, inclusive quanto ao sigilo profissional, bem como a observância dos princípios éticos, bioéticos, técnicos e científicos.

Compete ao Terapeuta Ocupacional na utilização do método Pilates trabalhar no sentido de promover a independência, a autonomia e a classficação do cotidiano dos seus clientes/pacientes nas atividades de vida diária, de vida prática, nas instrumentais de vida prática, de trabalho,

A terminologia adotada na utilização do método Pilates pelo Terapeuta Ocupacional é de cliente ou paciente, sessões terapêuticas e Terapeuta Ocupacional-Instrutor.

Deixe seus comentários. Gostaria de saber  o que pensam sobre esta prática!

7 comentários:

  1. Parabénssssss...ameiii
    Fiquei apaixonada pelo método...poderia me indicar artigos, e locais que oferecem o curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel, tudo bem? Gostei muito do seu post, parabéns!!
      Sou terapeuta ocupacional e conclui agora o curso de formação em Instrutores de Pilates, gostaria de trocar experiência, material e saber um pouco sobre o seu trabalho. Vc no seu studio trabalha só com reabilitação e/ ou com prevenção de disfunções músculo-esqueléticas (condicionamento) ?
      Vou te procurar no FB e te add, pode ser?!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Isabel.

    Adorei seu post. Nós TO's estamos carentes de mais artigos nessa área. Sou TO tbm e tenho formação em Pilates com enfoque no modelo RDM. Gostaria de encontrar mais artigos de TO nessa área. Se vc puder me indicar algum eu agradeço. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR88595

    ResponderExcluir
  4. Olá Isabel, nós terapeutas ocupacionais podemos atuar com pilates? Na questão legal. Tenho muitas dúvidas e não consigo encontrar respostas sobre! Grata

    ResponderExcluir
  5. Olá Isabel. Sou terapeuta ocupacional e tenho interesse em realizar o curso de pilates, mas tenho duvidas sobre as proibicoes do código. A senhora pode me fornecer alguma informação sobre esse assunto? Grata. Marilia.

    ResponderExcluir